Como Funciona Trabalho Temporário? Regras, Lei 2022

Regras Trabalho Temporário 2022

As regras do trabalho temporário foram alteradas recentemente, tendo em vista políticas governamentais de geração de novos empregos e desoneração de folha de pagamento para os empresários. Veja abaixo quais são as alterações e o que esperar do mercado de trabalho nesse tipo de contratação. Há regras diferentes para empregados e empresas, os quais devem cumpri-las, sob pena de diversas sanções.

como-funciona-trabalho-temporario

Trabalho Temporário Lei

A lei que rege o trabalho temporário é a Consolidação das Leis do Trabalho (famosa CLT). Porém, ao interpretar essa legislação é possível realizar alterações, como por meio de decretos, que são atos do Governo editados para regulamentar questões impostas em lei. Assim, há alterações a serem levadas em consideração por trabalhadores e empresários, as quais modificam a forma de entender, bem como os direitos envolvidos para cada uma das partes interessadas.

Uma das particularidades desse tipo de atuação profissional é o fato de não caracterizar vínculo empregatício. Ou seja, após o prazo da lei, ou o trabalhador é efetivado ou acabarão as suas funções naquele local que o contratou. Diante dessas novas regras, não é possível entrar na Justiça do Trabalho, por exemplo, para requerer reconhecimento de vínculo de emprego e exigir a efetivação.

trabalho-temporario-lei

Contrato de trabalho temporário reforma trabalhista

A partir da reforma, só é considerado temporário o trabalhador contratado devidamente por uma agência de trabalhos desse tipo. Logo, os contratos se vinculam a essas empresas de terceirização. Há uma enorme diferença entre aquele emprego de caráter temporário e o de prazo de determinado. Neste último, não há a necessidade de haver intermediários, ou seja, a negociação é feita pela empresa e pelo trabalhador.

Quais são as hipóteses de contratação do trabalho temporário?

Primeiramente, quando uma empresa tem mais demanda ou quer substituir a atividade de colaboradores que estão em licença ou férias, pode entrar em contato com uma agência especializada e requerer um funcionário assim. A empresa, por sua vez, selecionará o novo trabalhador e encaminhará o currículo dele para quem gostaria de contratá-lo. Após a aprovação, o trabalhador terá até 90 dias no máximo para exercer a atividade. Caso a empresa não cumpra este prazo, poderá ser obrigada a efetivar o funcionário. Assim, fique atento aos seus direitos e tome atitudes na Justiça se isso acontecer.

Alterações Contrato Temporário

As mudanças dessas contratações são diversas. Até alguns anos atrás o prazo para trabalho do funcionário não efetivo era de 180 dias. Atualmente, passou a ser de até 90 dias. Isso é necessário para estimular as empresas a contratarem definitivamente esses profissionais, gerando mais empregos e renda.

trabalho-temporario-contrato

Contrato temporário rescisão antecipada

Como se trata dessa categoria, alguns direitos e deveres que comumente são dados ou exigidos de trabalhadores celetistas não são devidos. Como a lei informa que os prazos desse tipo de contratação são de até 90 dias, caso haja a dispensa do trabalhador, ele terá alguns direitos, mas não todos.

Efetivação do Contrato Temporário

Caso o colaborador seja efetivado, será o mesmo como se começasse a atuar na empresa após o momento da assinatura da sua carteira. Não há qualquer diferença em virtude do caráter da contratação sem vínculo anterior. Porém, esses contratos servem justamente para suprir, além das necessidades da empresa, potenciais contratações com vínculo que sejam futuras.

Contrato Temporário Prazo Determinado

Não se pode confundir o temporário com o prazo determinado. Como já mencionado, o primeiro exige que haja a participação de uma empresa de Recursos Humanos especializada nesse tipo de contratação como intermediária. O segundo se refere a uma contratação realizada pela própria empresa. São duas categorias de empregos bem diferentes, considerando as novas leis. Em verdade, são as mesmas leis, mas com interpretações diferentes, as quais evitam que as empresas se aproveitem dos temporários e deixem de efetivar pessoas, tendo em vista os encargos trabalhistas.

novas-regras-trabalho-temporario

Mudanças Lei Emprego Temporário

Além dos prazos máximos de atividades, há uma carência de 90 dias imposta. Ou seja, uma empresa só poderá contratar o mesmo temporário após 90 dias da última contratação. Isso é realizado para que as empresas cumpram a lei e, se for o caso, vinculem o funcionário requerido como CLT. Se contratado antes desse prazo, o ato vai caracterizar vínculo de emprego para fins da lei.

De outro lado, esse tipo de trabalho pode ser realizado por 08 horas por dia. Há a possibilidade de ter maior duração, caso a empresa já possua um horário de trabalho diferente. Do contrário, terá que realizar o pagamento de 50% a mais para o trabalhador. Quanto às anotações, a carteira de trabalho do colaborador não efetivo terá anotações a respeito de sua experiência de trabalho. Há, ademais, um número mínimo de funcionários efetivos na empresa, a depender do tamanho dela, para que esta possa realizar a contratação de trabalhadores excepcionais.

regras-trabalho-temporario

Mais Empregos Temporários 2022

  • empresas-de-trabalhos-temporarios-150x150Empresas de Trabalho Temporário Vagas em Empresas de Trabalho Temporário 2022 Embora muita gente não saiba, no Brasil existem diversas empresas de trabalhos temporários, aquelas que contratam funcionários para funções temporárias. As empresas de trabalho temporário já podem fazer o pedido de registro online. A […]
  • trabalho-temporario-150x150Trabalho Temporário Vagas de Trabalho Temporário 2022 No final de ano as oportunidades de vagas de emprego temporário são principalmente para o comércio e estima-se que foram abertas somente finais de ano em todo o Brasil cerca de 159 mil vagas temporárias, cerca de 20 mil serão efetivadas passada a […]
  • como-se-destacar-emprego-temporario-150x150Como ser efetivado em Emprego Temporário Emprego Temporário 2022 Como ser efetivado Os empregos temporários são algo bastante comum e principalmente em épocas de festas comemorativas como, por exemplo, celebrações de final de ano e o carnaval, que são épocas que mais oferecem vagas de empregos temporários. O emprego temporário […]
  • microempresario-150x150Microempresário – Como virar, conceito Veja como virar um Microempresário e saiba o conceito do Microempreendedor Começar um novo negócio não é tarefa que se torna bem sucedida do dia para noite. O microempresário é aquele que inicia seus próprios negócios com poucos recursos financeiros, mas geralmente com muitas […]
  • empregos-temporarios-campinas-regiao-150x150Empregos Temporários em Campinas e Região Vagas de Trabalho Temporário em Campinas 2022 Empregos temporários são muito procurados em algumas épocas do ano. Pela sua forma são também muito direcionados a algumas pessoas. São pessoas, por exemplo, que buscam uma renda extra, que busca trabalho em um período de folga e outros. […]
  • empregos-temporarios-rj-150x150Empregos Temporários RJ – Vagas Vagas de Empregos Temporários RJ Empregos temporários pode ser uma boa opção para quem está desempregado, deseja conciliar o estudo, ou está enfrentando a crise. Os pontos positivos e negativos do emprego temporário e como encontrar vagas de empregos temporários no Rio de […]

Atualidades e DicasRedação Empregos e Carreira

Empregos Temporários muitas vezes é a solução ideal para quem está precisando de um novo trabalho e não está conseguindo, muitas empresas abrem vagas de temporários para atender uma demanda e isso pode ser uma grande oportunidade para ser efetivado. Aqui no site você encontra informações para conseguir uma vaga de emprego temporário.


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *